Como vocês já devem ter notado, essas classificações não são muito difundidas no Brasil, em geral as conhece quem trabalha mais com elas, como quem tem um blog de livros ou os leitores mais ligados a isso, e os Young Adults não são uma exceção. No Brasil dizemos somente que um livro é infantil, jovem- adulto ou adulto, mas existem varias outras classificações etárias que não estamos muitos acostumados a ouvir, e uma dessas seria o Young Adult.
Afinal, o que é um Young Adult?
Em tradução livre Young Adult quer dizer Jovem Adulto, mas na prática refere-se somente a livros destinados a um público entre 13 e 18 anos e tem seus personagens principais na mesma faixa etária. Nesses livros acontecem conflitos tipicamente adolescentes, como primeiro amor, amizades, bullying, popularidade, crise de identidade, etc. Geralmente são evidenciadas por conflitos diretos, como a separação dos pais. A linguagem geralmente possui muitas gírias e diálogos centralizando o enredo. Cenas de sexo não são muito comuns, mas quando presentes não são tão descritas.
Apesar de ser um gênero que domina as prateleiras brasileiras, poucas pessoas sabem denomina-lo, e se você pedir algum "Young-Adult" na livraria vão lhe olhar como se você fosse maluco - experiência própria!
Como Young Adult é mais uma classificação etária, seus livros se encaixam em mais um gênero no mínimo. Ou seja, existem Young Adults Distópicos, Young Adults Chick Lits, Young Adults Fantásticos, Young Adults românticos, etc. E eles não são subgêneros, somente junção de dois gêneros, podendo juntar até três, quatro e por aí vai. Os Young Adults em mais evidência atualmente são os distópicos e os sick-lits (que tem uma doença como parte importante do livro).
Exemplos
- A Culpa é das Estrelas - John Green
- Cidades de Papel - John Green
- Quem é você, Alasca? - John Green
- John Green em geral
- Diário da Princesa - Meg Cabot
- Pegando Fogo - Meg Cabot
- A Mediadora - Meg Cabot
- Gossip Girl - Cecily Von Ziegesar
- Crepúsculo - Stephanie Meyer
- Jogos Vorazes - Seuzane Collins
- Divergente - Veronica Roth
- A Seleção - Keira Kass
- Ana e o Beijo Francês - Sthephanie Perkins
- Feita de Fumaça e Osso - Laine Taylor
- A Desconstrução de Mara Dyer - Michelle Hodkin
- Instrumentos Mortais - Cassandra Clare
- Peças Infernais - Cassandra Clare
- Sussurro - Becca Fitzpatrick
- Eleanor & Park - Rainbow Rowell
- Fallen - Lauren Kate
- Mentirosos - E. Lockhart
- No Limite da Atração - Katie McGarry
- Os 13 Porquês - Jay Asher
- Química Perfeita - Simone Elkeles
- Se Eu Ficar - Gayle Forman
- Todo Dia - David Levithan
- Três Metros Acima do Céu - Frederico Mocci
Espero que vocês tenham gostado de mais esse post explicando um gênero, não esqueçam de conferir o que é uma distopia e o que é um chick lit. Caso eu tenha falado alguma bobagem, me corrija nos comentários e semana que vem eu volto com outro gênero.